segunda-feira, 24 de maio de 2010

Projeto Festa Junina

Justificativa:


Favorecer a criança quanto à ampliação de seu universo lingüístico, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens.

Objetivo Específico:

Possibilitar a criança conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, seus símbolos, Santos, pratos típicos, trajes e danças. Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.

Objetivos Gerais:

•Incentivar o trabalho cooperativo;
•Propiciar as crianças à participação em diversas brincadeiras;
•Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho ao homem e a vida do campo;
•Conhecer as características da festa;
•Conhecer os costumes e valorizar a tradição;
•Incentivar a apreciação pelas festas;
•Promover festa no C.E.I.

Conteúdos:

Poemas, músicas, convites, brincadeiras, dança de quadrilha, confecções de bandeiras, degustação de pratos típicos, trajes, etc.
•Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos;
•Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.

Metodologia:

Socialização do tema e do conhecimento que cada criança possui sobre ele;
•Letras em caixa alta com nome da festa: qual letra começa, quais as letras que tem, quantas letras tem, qual a última letra do tema, etc.
•Ensaio de dança/quadrilha;
•Confecção de convites p/festa;
•Confecção de balões de papel;
•Símbolos, Santos, origem da festa; (visualização da figura dos Santos – semelhanças e diferenças);
•Cantar e dançar músicas e canções de festa junina;
•Brincar de desfile (caracterização de um casal);
•Exploração de maquiagem;
•Simular, e ensaiar casamento caipira;
•Degustação de pratos típicos: Amendoim, milho verde, batata doce, pipoca, pamonha, pé-moleque, etc.
•Jogo de bingo;
•Receitas com rótulos;
•Confecção de decoração;

•Localizar no globo os países que deram origem á festa: França e Portugal;
•Localizar no mapa Estado e cidades onde há maior concentração das festas;
•Brincadeiras de roda;
•Enfeites: Tamanho, metros, formas geométricas, quantidade de enfeites;

No pátio:

Construir fogueira;
•Simular pular fogueira;
•Brincar de cabo de guerra; cobra cega, corrida do saco, boliche.

Na brinquedoteca:

Confecção de docinho p/degustação: beijinho, cajuzinho, pé-moleque, maria - mole.
•Confecção de livro de receitas;
•Confecção de material de pesca;
•Confecção de cavalo e vaga, tamanho grande, com suas partes separadas, crina, rabo, patas, olhos, boca, orelhas, chifres.(), para brincadeira no dia da festa.
•Confecção de pista p/derrubar bonecos; (Jogo).

Na cozinha:

Bolo fubá, cenoura e chocolate, cachorro quente, quentão, canjica.

Recursos:

Livro recreio; CD’s, aparelho de som, papeis diversos, cola, tesoura, caixa de papelão, chapéus, maquiagem, giz cera, tinta guache, sulfit mimeografada, corda, argola, saco estopa, área, anzol, faixa tecido, jogo boliche, dardos de flecha, bolinhas plásticas, forminhas de papel, prendas e brindes, produtos para docinho, pratos típicos.

Avaliação:

Serão observados, o interesse das crianças, e sua participação nas atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto e a participação na festa.



Segue abaixo, mais algumas atividades prontas para se trabalhar com Educação Infantil